TRANSLATE

23 de julho de 2016

Brasil - Tocha Olímpica Santo André



























Tive o prazer de fazer cicloturismo no Rio de Janeiro cidade olímpica em janeiro desse ano... a cidade continua maravilhosa por suas belezas naturais, mas há mazelas à corrigir na cidade antes do evento Olímpiadas... primeiro que nem acredito que a tocha está passando pela região que nasci, cresci, estudei, trabalhei, moro e me desenvolvi... sim, eu sei que tem um monte de coisas errada no Brasil... só que com todas as minhas limitações pessoais, intelectuais, financeiras, ficar à 2 metros da "chama olímpicas" é o mais próximo que fico do momento olímpico... acho difícil conseguir voltar para o Rio de Janeiro esse ano e viver as Olímpiadas... só por milagre divino pois financeiramente tem sido um período bem exigente não só comigo, mas com todos os brasileiro de bem!!!

Prestigiar o esforço dos atletas que vivem do esporte é uma forma digna de justificar acompanhar a tocha olímpica na cidade... mas não o suficiente pois queremos as Olímpiadas à qualquer preço? A qualquer custo? De qualquer forma? 

Quando fui ao Rio de Janeiro tive a sensação que não estamos preparados para ser anfitrião de grandes eventos internacionais.... Qual legado os eventos anteriores deixaram ao Brasil? (FIFA WorldCup 1950, FIFA WorldCUP 2014, PAN Jogos Pan-Americanos 2007, OlimpicGames 2016...)

Outro fato que me chamou bastante atenção é que quando a #tochaolimpica está à uns 200 metros existe uma euforia, um deslumbramento, um encantamento pelas cores, formas, músicas, identidade visual, pelo diferente, pelo novo... e as pessoas se desligam por alguns minutos da realidade querendo viver aquilo intensamente! Isso é legal, é gostoso, é demais... só que tem ladrões na multidão que se aproveitam desses momentos preciosos para roubar as pessoas... foi isso que aconteceu: batedores de carteiras, ladrões de celulares, até mesmo uma bike foi roubada enquanto um garoto tentava fazer uma "selfie" de costas para sua própria bike... veja que pontos chegamos... as pessoas vão num evento de massa e tem que ficar atentas com seus pertences à todo momento para não serem roubadas durante passagem da tocha olímpica!!!



REVEZAMENTO DA TOCHA OLIMPICA
São Caetano do Sul (23-07-2016)
Santo André (23-07-2016)
São Bernardo do Campo (23-07-2016)
São Paulo (24-07-2016)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...