TRANSLATE

8 de abril de 2014

Brasil - Estrada Velha de Santos + Caminho do Mar - 34km

Caminho do Mar (8km) + Estrada Velha de Santos (9km):
Uma cicloviagem de bicicleta inesquecível pela história a céu aberto.


Rodovia SP-148 Caminho do Mar

Caminho do Mar 8km Início

Mapa da Estrada Velha de Santos

Joãozinho

Chegada de bicicleta
Caminho do Mar I

SP-148 - Caminho do Mar II

SP - 148 - Caminho do Mar III


Caminho do Mar IV

Caminho do Mar V

Caminho do Mar VI

Caminho do Mar VII

Represa Billings

Caminho do Mar VIII

Caminho do Mar IX

Pelotões treinando, foram muitos vistos no caminho

Caminho do Mar X

Caminho do Mar XI

Reservatório do Rio Pequeno

Reservatório Rio das Pedras

Sinalização Vertical

Divisa de Municípios

Término da pedalada de bicicleta 16km
Começo do aquecimento para a Caminhada 18km




Estrada Velha de Santos

Entrada do Parque Serra do Mar I

Entrada do Parque Serra do Mar III
(foto antiga antes da reforma em 2013)

Entrada do Parque Serra do Mar IV
(foto nova depois reinauguração em 2014)

Entrada do Parque Serra do Mar V

Agendamento que fiz com 30 dias de antecedência
Fundação Energia e Saneamento

Crachá de Controle de Entrada/Saída

Mapa da Estrada Velha de Santos fixado na Guarita

Antiga placa de Fundação

Nova Placa de Fundação

Estrada Velha de Santos preservado piso antigo

Começo da Caminhada

Joãozinho na Serra do Mar


Pouso Paranapiacaba (Casa de Pedras)










Ruínas





Usina Henry Borden de Energia Elétrica










Cachoeiras (em torno de 27 no percurso)









Belvedere Circular




Calçada do Lorena







Fonte de Água Potável





Rancho da Maioridade











Padrão do Lorena







Pontilhão da Raiz da Serra






Cruzeiro Quinhentista




Desenhos e Pinturas em Azulejos




















Ônibus (Caminho do Mar x São Bernardo)




Panorâmica:
Tirei 7 fotos uma do lado da outra e fiz
essa montagem panorâmica no paintbrush
já que não tenho a lente apropriada
e nem a máquina correta para isso!


Carta Aberta


A Estrada Velha de Santos é uma viagem que tinha vontade há muitos anos, porém sempre acontecia algum compromisso de trabalho ou pessoal que me impedia de fazer. Pois agendei gratuitamente minha visita na Estrada Velha de Santos através da administradora Fundação Energia e Saneamento... porém há organização turística para agendar a presença também pelo site do Roteiro Turístico do Caminho do Mar. Posteriormente dei um talento na bicicleta dobrável antiga, mochila e máquina fotográfica... uma cicloviagem de 1 dia à moda antiga, pois o destino inspirava à isso!



Fiquei em estado de nostalgia, pois minha avó Apparecida sempre mencionou que a parte italiana da família na década de 1960 tinha uma Perua DKW-Vemag Vemaguet verde igual essa da foto acima, e quando possível viajavam todos (Avô Jaime, Avó Apparecida, meu pai Walter e seus irmãos Roberto e Flávio) através da Estrada Velha de Santos para chegar à praia. Uma satisfação muito grande fazer o Caminho do Mar de bicicleta 16km (8km na ida e 8km na volta) e percorrer caminhando a Estrada Velha de Santos 18km (9km na ida e 9km na volta) totalizando 34km avançados no período da manhã de um domingo... está ótimo!

Diferente da Rota Cicloturística Márcia Prado onde para ir da Capital para o Litoral, apesar de teoricamente ser uma descida para a praia, há muito sobe e desce durante todo o percurso desafiando os instintos do ciclista. No caminho da Estrada Velha de Santos é simplesmente 9km de descida íngreme sem variações passando por muitos Monumentos e ambos os caminhos com locais bonitos... porém o intuito de descer a Serra do Mar é: percorrer as cidades e praias, assim como fiz numa Cicloviagem no passado para o Passo dos Jesuítas Anchieta por todo o litoral paulista!!!

Impressionante a qualidade e quantidade de flora e fauna no local. Entre quedas d'água e cachoeiras contabilizei em torno de 27 locais de fluxo de água entre os pequenos discretos e os grandes de alta correnteza! Pra quem gosta de cachoeira é um paraíso, pois a todo momento ouvi o som da água paralelo ao caminho ou passando por baixo da via... sensacional!


Dados Históricos:

MONUMENTOS HISTÓRICOS

O Parque Caminhos do Mar está dentro de uma Unidade de Conservação Estadual tombada pela Unesco e reconhecida como Patrimônio da Humanidade. Do caminho, é possível contemplar a vista do litoral e da Usina Hidrelétrica de Henry Borden, além de vários monumentos históricos, alguns construídos em alusão ao centenário da independência na gestão do governador Washington Luís (1920- 1924). Conheça um pouco sobre cada monumento:


Casa de Visitas

Casa de Visitas do Alto da Serra - bem tombado... Construída em 1926, era usada para hospedar visitantes que vinham conhecer as obras do Alto da Serra e da Usina de Cubatão, atual Henry Borden. Atualmente a casa é um centro de apoio ao visitante e abriga exposição sobre a Usina Henry Borden.


Pouso Paranapiacaba (Casa de Pedras)

Construção em alvenaria de pedra, tijolos e elementos de granito lavrado e circundado por varandas, integra-se completamente à paisagem. Como homenagem a era automobilística, possui painel de azulejos pintados, retratando mapa do Estado de São Paulo e as estradas existente na época. Era um antigo ponto de parada de carros durante a viagem entre Santos e São Paulo. Paranapiacaba, em tupi, significa "local de onde se vê o mar".


Ruínas do Pouso

Ruínas em alvenaria de pedra da casa que, supõe-se, abrigou funcionários e trabalhadores durante a construção dos Monumentos da Serra, no km 44,5 do "Caminhos do Mar".


Belvedere Circular

Situada no primeiro cruzamento da Calçada do Lorena com a estrada o Caminho do Mar, km 46, a construção em alvenaria de pedras e tijolos do Belvedere Circular, ou "Pouso Circular", era outro ponto de parada e mirante da paisagem local no trajeto da Serra.


Rancho da Maioridade

Ponto de descanso e reabastecimento durante a viagem entre São Paulo e Santos no km 47, seu nome é alusivo a Estrada da Maioridade, construída entre 1841 e 1846. Um painel de azulejos ilustra a subida da Serra por figuras políticas ilustres do século XIX.


Padrão do Lorena

Construído em homenagem a Bernardo José Maria de Lorena, governador-geral da extinta Capitania de São Paulo, no km 47,2. O memorial contempla um medalhão em azulejos retratando Bernardo de Lorena. Os painéis de azulejaria laterais ilustram cenas do século XVIII, como tropeiros e mulas carregando mercadorias.


Pontilhão da Raiz da Serra

Originalmente marcava o início da subida da Serra. Localizado no km 51, possui placa comemorativa sobre a finalização da pavimentação em concreto da estrada Caminho do Mar, em 1925, no governo de Carlos de Campos.


Cruzeiro Quinhentista

Marca a chegada do portugueses no litoral vicentino e as primeiras vias de ligação entre este e o planalto paulista.



Ciclorrota - Brasil - São Bernardo do Campo - Caminho do Mar / SP-148 - 8000m







Altimetria - Caminho do Mar + Estrada Velha de Santos


2 comentários:

  1. Parabéns, fazer um passeio desses com uma dobrável não deve ser fácil... show!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, fazer um passeio desses com uma dobrável não deve ser fácil... show!!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...